terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A COP 15 debate, enquanto a natureza agoniza...

Galera, eu não consigo acreditar que esses líderes mundiais estão se reunindo pela centésima vez para discutir uma coisa que todos já conhecem de cor e salteado: é preciso reduzir maciçamente a poluição ambiental para salvarmos o planeta. Gente, isso é muito bizarro! Até as crianças do jardim de infância já sabem essa lição na ponta da língua!
Depois da ECO 92 e do Protocolo de Kyoto, em 1997, os grandes chefes internacionais se reúnem mais uma vez para chegar a um consenso acerca do aquecimento global. Isso mesmo... Aquele aquecimento tão falado ultimamente, que só não é mais quente que os interesses econômicos dos governantes.


Desta vez, Copenhague, capital dinamarquesa, foi o local escolhido para sediar tal solenidade, que movimentou recursos milionários com sua organização e divulgação, os quais deveriam estar subsidiando os inúmeros projetos ambientais que ainda não saíram do papel. Afinal, pra quê causar tanto rebuliço e gastos estrondosos se todos sabem muito bem o que deve ser feito para preservar a Terra?


Se não fossem as "cabeças duras" dos representantes de alguns países, já teríamos resolvido esta questão desde o século passado. Mas não! Movidos por interesses financeiros, eles preferiram protelar essa decisão por mais alguns anos. E, assim, se foram Suécia 72, Rio 92, Kyoto 97 e Rio +10... O pior é que não havia necessidade para tanta delonga! Os seres humanos têm mesmo esse instinto de complicar algo tão simples. No entanto, à medida que as conferências mundiais caminham em ritmo de P.A., a degradação ambiental se expande em P.G. Desmatamentos, explorações, poluição e muitas outras atitudes irresponsáveis do homem vão destruindo cada vez mais a Terra. Nem um bêbado que promove a "quebradeira" na sua própria casa é tão desmedido quanto a ambição capitalista das pessoas sobre o seu habitat natural. Na "quebradeira", o ébrio certamente afastaria da destruição as coisas que lhe seriam úteis no futuro, coisa que os predadores da natureza não fazem... Já está cientificamente comprovado que estamos vivenciando a década mais quente da história. Efeito estufa, chuvas ácidas, tornados, ilhas de calor, enchentes, escassez de água, buraco na camda de ozônio... Onde vamos parar?...


Enquanto o "clima" das discussões se estende, as calotas polares não param de derreter em razão do aumento na temperatura mundial. Ao passo que são frustradas as tentativas de delinear um pacto comum, milhões de moléculas de CO2 (gás carbônico) vêm sendo lançadas no espaço atmosférico. Chega! Já é hora de dar um basta nesta situação! Não somos plantas para vivermos enclausurados numa estufa!
Desde o dia 07 de dezembro deste ano, está acontecendo, na Dinamarca, a Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP 15), da qual participam delegações de vários países (inclusive o Brasil, ou melhor, o Lula enviou sua herdeira Dilma Rousseff, como chefe de nossa delegação). A meta maior da COP 15 é firmar um acordo internacional (tipo a Agenda 21) sobre a redução na emissão de gases causadores do efeito estufa. Mesmo com os primeiros rabiscos do acordo sendo esboçados, já começaram a surgir as primeiras insatisfações e discordâncias. Sei que ninguém agrada 100%, mas o bem geral exige tal intento. Do lado de fora da conferência, ambientalistas e simpatizantes protestam para pressionar os líderes à chegada de uma solução para o problema. Do lado de dentro, o negócio não é tão diferente assim: até alguns habitantes de Tuvalu (arquipélago lá da Polinésia ameaçado de desaparecer com o aumento do nível oceânico) também compareceram ao evento.



Só espero sinceramente que a COP 15 não siga o exemplo do Congresso Nacional, deixando com que tudo acabe em pizza. E que também não se torne mais um desses encontros chatos, onde serve-se água e quitutes de quinze em quinze minutos... O nosso meio ambiente merece muito do mais que isso! Precisamos de medidas enérgicas e urgentes para sanar o caos global. Que tudo se resolva da melhor forma, antes mesmo de 2020... A natureza agradece!!!...



6 comentários:

Anônimo disse...

Tomara que o COP 15 traga soluções efetivas para o mundo!!!...

Carlos Mendes disse...

Galera... Tá na hora desses políticos caírem na real!

Aff...

Bruno Sanches disse...

O mundo pede socorro!!!

COP 15 agora é nossa única esperança...

Copenhague se tornou Hopenhague...

Rsrsrs... XD

Paula Paz disse...

Esse problema ambiental envolve muito dinheiro em jogo...

Espero que esses líderem se toquem de vez que a sustentabilidade e a natureza valem mais que aspectos econômicos!!

Chega de jogar conversa fora!

Precisamos de atitudes!!!

Anônimo disse...

Avante ambientalistas!!! Uhuuu...

Déll Guedes disse...

Eu não falei que a COP 15 ia terminar em pizza! Agora, só nos resta esperar mais pela COP 16... Aff! :(

Postar um comentário

Modified by Blogger Tutorial

Dellineando com Déll Guedes ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP